Título: O efeito da cor na percepção estética, emoção, e comportamento no mercado de luxo.ões.
Sugestão de referência: KIM, Dongyoup; HYUN, Hyowon; PARK, Jungkun. The effect of interior color on customers’ aesthetic perception, emotion, and behavior in the luxury service. Journal of Retailing and Consumer Services, v. 57, p. 102252, 2020.
RESENHA
Nesta pesquisa os autores objetivaram analisar o papel da cor em um ambiente de serviço de luxo. Para entender o efeito da cor, os autores investigaram como cada dimensão de cor (matiz, saturação ou valor) contribuiu para a percepção estética dos clientes de um quarto de hotel de luxo.
Metodologicamente foram avaliadas as respostas emocionais e comportamentais dos clientes deste hotel de luxo que tiveram contato com um mesmo quarto (é possível observar uma foto comparativa dos cômodos ao final do texto), no qual foram aplicadas diferentes cores. O modelo utilizado para avaliar a resposta dos clientes foi o a S–O–R ( Stimulus – Organism – Response ou Estímulo – Organismo – Resposta). Esse paradigma é baseado na psicologia comportamental e explica que, estímulo é o impulso que contém enunciado, enquanto Organismo significa um indivíduo, e Resposta como os efeitos, reações e desfechos a partir da interação do organismo com o estímulo. Assim, é possível inferir que o estímulo opera como algo que afeta a ação dos indivíduos. Organismo é a avaliação cognitiva de indivíduos com base na experiência individual no mundo.
Os resultados deste estudo mostraram como o matiz, a saturação e o valor da cor afetam a percepção do valor estético dos clientes. A comparação de cores quentes e frias revelou que as cores frias não eram esteticamente superiores às cores quentes no contexto do hotel de luxo. Uma análise mais aprofundada de cada tonalidade de cor revelou que o verde não é uma cor interior adequada em um ambiente de hotel de luxo em comparação com outras tonalidades de cores.
Este estudo também investigou como a saturação da cor afetou as percepções de valor estético apreciado pelos clientes. A saturação da cor foi negativamente associada com a percepção estética clássica. Esses resultados indicam que cada componente de cor contribui para percepções estéticas dos indivíduos com base em como esses componentes transmitem visualmente os atributos típicos de um hotel de luxo. Além disso, foi possível observar que cores suaves e brilhantes encorajaram percepções estéticas clássicas e expressivas quando num mesmo tom. Ademais, os resultados indicaram que as percepções estéticas dos clientes influenciaram sua resposta por meio de sentimentos de prazer.
O estudo estende a literatura anterior ao elucidar o processo pelo qual a cor afeta a estética dos clientes, percepções, estados emocionais e respostas comportamentais e podem informar a composição de um hotel de luxo que implique no aumento da motivação de consumo por esse tipo de serviço.
Palavras-chave: cor, mercado de luxo, comportamento, estética.
Autora da resenha: JABOINSKI, Juliana. 2022.
- Graduada em Psicologia.
- Desenvolveu pesquisas em neurociência básica de 2007 a 2017.
- Mestra em Psicologia com ênfase em neurociências pela UFRGS.
Observações importantes:
- Esse texto foi apreciado em novembro de 2022, ele pretende ressaltar apenas pontos gerais do estudo realizado bem como suas principais conclusões. Para informações mais específicas sugere-se a leitura do estudo na íntegra.
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