Título: Smell your way back to childhood: Autobiographical odor memory
Sugestão de referência: Willander, J., & Larsson, M. (2006). Smell your way back to childhood: Autobiographical odor memory. Psychonomic bulletin & review, 13(2), 240-244.
Disponível em: https://link.springer.com/article/10.3758/BF03193837
RESENHA
Este estudo abordou qualidades experienciais de memórias autobiográficas que foram evocadas através de diferentes pistas sensoriais. Para investigar essa questão noventa e três idosos foram convidados a participar do estudo, a eles foram apresentadas três diferentes pistas que tinham por objetivo aguçar a memória, como, por exemplo, palavras específicas, fotos ou odores. Após a pista ser apresentada foi solicitado aos participantes que eles relacionassem qualquer evento autobiográfico, ou seja, de suas vidas com a pista apresentada. Com isso os pesquisadores pretenderam explorar se a “idade das memórias” evocadas pelo olfato difere das memórias sugeridas por palavras e imagens e se as qualidades experienciais das memórias evocadas variam ao longo das diferentes pistas.
Os resultados apontaram que as memórias autobiográficas que foram evocadas a partir da pista odor ou cheiro específico, ou seja, a partir de um sinal olfativo, foram memórias mais antigas quando comparadas as memórias que foram acessadas a partir da pista verbal, palavra ou da pista visual, foto. Foi possível observar ainda que as memórias evocadas a partir do odor eram relativas à primeira década de vida, até os dez anos de idade, enquanto as memórias evocadas através das demais pistas eram relativas aos onze anos até os vinte anos.
Além disso, as memórias evocadas por odores foram associadas a sentimentos mais fortes de ser trazido de volta no tempo quando comparado com as demais pistas. Estes resultados sugerem que a evocação de memórias autobiográficas utilizando o odor como pista pode ser um tipo de experiência diferenciada da evocação quando utilizando outros tipos de pistas. As lembranças trazidas à consciência a partir de uma pista de cheiro parecem ter características diferenciadas.
Palavras-Chave: aromas, memória, infância, psicologia cognitiva
Autora da resenha: JABOINSKI, Juliana. 2021.
- Graduada em Psicologia.
- Desenvolveu pesquisas em neurociência básica de 2007 a 2017.
- Mestra em Psicologia com ênfase em neurociências pela UFRGS.
Observações importantes:
- Esse texto foi apreciado em maio de 2021, os aspectos priorizados fazem parte de uma curadoria científica, porém as escolhas dos pontos ressaltados são inerentemente subjetivas, de forma que para a devida apreciação e compreensão se sugere a leitura do material original na íntegra.
- Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610, de 19.2.1998 pertencem exclusivamente à NEUROARQ® Academy. Proibida a reprodução, armazenamento ou transmissão de partes deste texto, através de quaisquer meios (eletrônico, mecânico, gravação, fotocópia, distribuição pela internet e outros), sem prévia autorização por escrito.