Título: Projetando o Nostálgico Personalizado: Valor emocional de um produto.
Sugestão de referência: Tseng, Y. S., & Ho, M. C. (2011, July). Designing the personalized nostalgic emotion value of a product. In International Conference of Design, User Experience, and Usability (pp. 664-672). Springer, Berlin, Heidelberg.
Disponível: https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-642-21708-1_74
RESENHA
Os autores deste estudo objetivaram discutir como aplicar estratégias de design emocional nostálgico para criar um produto, compreender a percepção dos consumidores e transformar o passado dos consumidores em símbolos exclusivos personalizados.
Vários argumentos são elencados para respaldar o trabalho: os consumidores estão gradualmente mudando do consumo racional para a consciência emocional. Existe uma consciência subjetiva, por parte dos consumidores, cada vez mais forte e, portanto, esses, exigem produtos dimensionados, diferenciados e personalizados. Assim, a personalização e a emoção nostálgica são centradas no ser humano, a memória e as emoções humanas passam a ser objeto de preocupação do design. Dessa forma, é importante para um designer envolver os consumidores no processo de design desde o início e comunicar-se com eles para integrar os seus fatores emocionais no design.
Diante do exposto, os pesquisadores objetivaram levantar literaturas relevantes para estudar a viabilidade de combinar nostalgia e emoção em um produto. Ademais discutem as vantagens e deficiências das técnicas de design de produtos nostálgicos disponíveis no mercado atual, bem como apontam os métodos de design nostálgico para fornecer referências para quem resolve implementar o design de produto personalizado. Portanto, ao integrar a técnica nostálgica ao design personalizado, os designers não devem conhecer apenas o estilo, as necessidades e as preferências dos consumidores, mas também abstrair elementos como memórias nostálgicas dos consumidores durante o processo de realização do projeto.
Quanto ao método, os autores realizaram uma análise de produtos nos quais foram aplicados design nostálgico, investigando a aplicação da estratégia de design nostálgico e a relevância entre produto e design personalizado. Cabe ressaltar que são apontados os produtos estudados em uma tabela disponível no estudo original. São produtos com diversas finalidades que remetem a um objeto antigo (nostálgico), como, por exemplo, um bloco de anotações que se parece com um disquete (foto disponível no final do texto). Ainda no aspecto metodológico, os autores pretendem propor um modelo provisório de design nostálgico-emocional baseando-se na contação de histórias (por parte do consumidor) e no “ouvir histórias” por parte do designer, e, por fim, integrar isso tudo em um produto.
Quanto aos resultados do estudo, os autores apontam que para realizar a integração das emoções nostálgicas no design personalizado é necessário considerar as sugestões que seguem:
– A experiência passada pode ser classificada em nostalgia individual e nostalgia coletiva. As características da nostalgia individual são aplicáveis ao design personalizado.
– Ao aplicar design nostálgico e transformá-lo em personalização, o papel do consumidor é contar a história e o designer é a da escuta. Então, o designer deve ser capaz de transpor a história em elementos de design e converter a história em produto que possua atribuições como simbolismo e distinção.
– A aplicação da emoção nostálgica no design contempla os cinco sentidos. Dessa forma todos eles podem ser aplicados e integrados em elementos de design, com vistas a produzir o design nostálgico personalizado.
Palavras-chave: design nostálgico, personalização, arquitetura, emoções.
Autora da resenha: JABOINSKI, Juliana. 2022.
- Graduada em Psicologia.
- Desenvolveu pesquisas em neurociência básica de 2007 a 2017.
- Mestra em Psicologia com ênfase em neurociências pela UFRGS.
Observações importantes:
- Este texto tem por objetivo ser um resumo no qual apenas pontos principais ou gerais do estudo são apontados. Sugere-se, portanto, a leitura do arquivo original para uma melhor compreensão do assunto, caso este seja de interesse do leitor.
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