Título: The impact of light and colour on psychological mood: a cross-cultural study of indoor work environments.
Sugestão de referência: Küller, R., Ballal, S., Laike, T., Mikellides, B., & Tonello, G. (2006). The impact of light and colour on psychological mood: a cross-cultural study of indoor work environments. Ergonomics, 49(14), 1496-1507.
Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00140130600858142
RESENHA
Esse estudo objetivou avaliar se a iluminação nos interiores bem como as cores dos espaços teria algum impacto sistemático sobre o humor dos colaboradores. Estudos anteriores focaram em sua maioria em um aspecto isolado, luz, cor ou na presença de janelas, e alguns experimentos foram conduzidos num contexto de laboratório, o que por si só tem suas vantagens, porém desvantagens também. O presente estudo foi conduzido, no entanto, em ambientes de trabalho reais, em diferentes países, com latitudes diferentes e em diferentes estações do ano.
Um total de novecentos e oitenta e oito pessoas participaram do estudo. Foi encontrado que em países que se situam geograficamente distante da linha do equador houve uma significativa variação nos estados de humos ao longo de todo ano. Todavia essa mudança significativa não foi observada em países que se localizam mais próximo da linha do equador.
É interessante ressaltar que quando os quatro países participantes do estudo foram avaliados em conjunto ficou claro que tanto a luz quanto a cor dos ambientes de trabalho influenciou o humor dos colaboradores. Os estados de humor foram relatados como piores quando os ambientes estavam mais escuros, depois o humor melhorou quando a iluminação foi considerada “ótima”, ou seja, adequada. Entretanto quando o ambiente ficou iluminado demais o humor declinou novamente. Em contrapartida quando o impacto da iluminação foi mensurado de forma objetiva pareceu não exercer impacto sobre o humor em nenhuma época do ano. E a relação entre o estado de humor e a distância da janela mais próxima foi considerada bimodal, ou seja, mais de um fator teve impacto nessa relação.
Outros resultados desse estudo também apontam que o uso satisfatório das cores nos ambientes contribui positivamente com os estados de humor, melhorando-os, tornando os estados de humor mais positivos. Segundo os autores esse dado sugere que futuras pesquisas abordando a temática iluminação e cor possa ser considerada, já que fazem parte de um sistema complexo que contribui para a saúde dos colaboradores que ali passam grande parte do seu tempo.
Palavras-chave: Humor, iluminação, cor, estações do ano, ambientes de trabalho.
Autora da resenha: JABOINSKI, Juliana. 2021.
- Graduada em Psicologia.
- Desenvolveu pesquisas em neurociência básica de 2007 a 2017.
- Mestra em Psicologia com ênfase em neurociências pela UFRGS.
Observações importantes:
- Esse texto foi apreciado em maio de 2021, os aspectos priorizados fazem parte de uma curadoria científica, porém as escolhas dos pontos ressaltados são inerentemente subjetivas, de forma que para a devida apreciação e compreensão se sugere a leitura do material original na íntegra.
- Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610, de 19.2.1998 pertencem exclusivamente à NEUROARQ® Academy. Proibida a reprodução, armazenamento ou transmissão de partes deste livro, através de quaisquer meios (eletrônico, mecânico, gravação, fotocópia, distribuição pela internet e outros), sem prévia autorização por escrito.