Podem múltiplos caminhos relacionar residências urbanas “verdes” e bem estar entre adultos e idosos chineses?
Liu, Y., Xiao, T., & Wu, W. (2022). Can multiple pathways link urban residential greenspace to subjective well-being among middle-aged and older Chinese adults?. Landscape and Urban Planning, 223, 104405.
Os autores deste artigo argumentam que pretendem “desembaraçar” caminhos bio-sócio-comportamentais que relacionam a vegetação em espaços residenciais ao bem-estar subjetivo entre adultos de meia-idade e idosos em oito cidades chinesas. Os dados utilizados foram os do Estudo sobre Envelhecimento Global e Saúde de Adultos da Organização Mundial da Saúde (WHO-SAGE).
No que tange a metodologia utilizada os autores utilizaram delineamentos estatísticos sofisticados para estimar os papéis mediadores da atividade física, ar/poluição e coesão social do bairro nas relações entre vegetação residencial e o bem-estar subjetivo (satisfação com a vida, afeto positivo e afeto negativo).
Os resultados indicaram que a vegetação residencial está positivamente associada à satisfação de vida, mas não esteve, neste trabalho, significativamente relacionada com nenhum dos afetos, nem positivo nem negativo. Os resultados sugerem ainda que os adultos de meia-idade e mais velhos que vivem em bairros mais verdes experimentam um nível mais elevado de satisfação com a vida devido ao aumento da coesão social do bairro e a diminuição da poluição atmosférica, porém não foi observado efeito sobre a variável atividade física.
Os autores pontuam que seus resultados fornecem uma visão mais profunda sobre o efeito salutogênico dos espaços verdes urbanos para adultos de meia-idade e idosos e pode ajudar no desenvolvimento de diretrizes para permitir o envelhecimento no local por meio de planejamento da arquitetura paisagística.
Observação: este texto tem por objetivo ser um resumo no qual apenas pontos principais ou gerais do estudo são apontados. Sugere-se, portanto, a leitura do arquivo original para uma melhor compreensão do assunto, caso este seja de interesse do leitor.