Título: Natureza e seu efeito sobre o humor: estações do ano e tipo de contato.
Sugestão de citação: Brooks, A. M., Ottley, K. M., Arbuthnott, K. D., & Sevigny, P. (2017). Nature-related mood effects: Season and type of nature contact. Journal of Environmental Psychology, 54, 91-102.
RESENHA
Essa pesquisa objetiva ampliar o que se sabe sobre o contato com a natureza e bem estar psicológico desencadeado por esse contato. Os autores justificam que já é sabido que o contato com a natureza é benéfico tanto para a saúde quanto para o humor, mas que esses efeitos foram testados apenas em estudos conduzidos durante os meses de verão e que a evidência de emoções que sejam clinicamente relevantes é limitada. Portanto torna-se relevante observar também esse impacto em outras estações do ano.
Para testar suas hipóteses os autores conduziram 3 estudos nos quais observaram o contato com a natureza versus o ambiente construído nas estações de outono e inverno. A metodologia contemplou o contato direto e também fotos contendo imagens de natureza. No que tange a avaliação do humor, as medidas de humor incluíram afeto positivo e negativo, eudaimonia, e uma medida padronizada de estresse, ansiedade e depressão.
O estudo 1 expôs os participantes ao ar livre ou a ambientes internos, já o estudo 2 repetiu a mesma metodologia mas utilizou fotografias dos dois ambientes ao invés do contato direto. Por fim, o estudo 3 comparou o contato real diretamente contrastado com imagens da natureza.
Segundo os autores, foi possível observar que o padrão de pontuações de humor nos três estudos sugere que o contato com a natureza real e pictórica beneficia o humor, mas a natureza real é mais eficaz. Esses benefícios estiveram presentes tanto no inverno quanto nas estações mais quentes.
Autora da resenha: JABOINSKI, Juliana. 2023.
- Graduada em Psicologia.
- Desenvolveu pesquisas em neurociência básica de 2007 a 2017.
- Mestra em Psicologia com ênfase em neurociências pela UFRGS.
Observações importantes:
- Esse texto foi apreciado em janeiro de 2023, este texto tem por objetivo ser um resumo no qual apenas pontos principais ou gerais do estudo são apontados. Sugere-se, portanto, a leitura do arquivo original para uma melhor compreensão do assunto, caso este seja de interesse do leitor.
- Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610, de 19.2.1998 pertencem exclusivamente à NEUROARQ® Academy. Proibida a reprodução, armazenamento ou transmissão de partes deste livro, através de quaisquer meios (eletrônico, mecânico, gravação, fotocópia, distribuição pela internet e outros), sem prévia autorização por escrito.