Livro: The Embodied Mind, Revised Edition: Cognitive Science and Human Experience
Autor: Varela, Francisco J.
Editora: MIT Press; 2nd Revised ed. edição (13 janeiro 2017)
Resumo:
Este livro clássico, publicado pela primeira vez em 1991, foi um dos primeiros a propor a abordagem da “cognição incorporada” nas ciências cognitivas.
Foi o pioneiro nas conexões entre a fenomenologia e a ciência e entre as práticas budistas e a ciência – afirmações que desde então se tornaram altamente influentes. Por meio dessa fertilização cruzada de campos de estudo díspares, a Mente Corporificada introduziu uma nova forma de ciência cognitiva chamada “atuação”, na qual tanto o ambiente quanto a experiência de primeira pessoa são aspectos da corporificação.
No entanto, a incorporação ativa não é a apreensão de um mundo externo independente por um cérebro, uma mente ou um self; antes, é a criação de um mundo interdependente em e por meio da ação corporificada. Embora a cognição promulgada não tenha um fundamento absoluto, o livro mostra como isso não leva ao niilismo experimental ou filosófico.
Acima de tudo, os argumentos do livro foram alimentados pela convicção de que as ciências da mente devem abranger a experiência humana vivida e as possibilidades de transformação inerentes à experiência humana.