Livro: Architecture and Embodiment: The Implications of the New Sciences and Humanities for Design.
Autor: Mallgrave, Harry Francis.
Editora: Routledge; Illustrated edição (2013)
Disponível em: https://www.amazon.com.br/Architecture-Embodiment-Implications-Sciences-Humanities/dp/0415810205
Resumo:
Nos últimos anos, vimos várias descobertas dramáticas nas ciências biológicas e relacionadas. Argumentos tradicionais como “natureza versus criação” estão desaparecendo rapidamente devido à compreensão de que, assim como estamos afetando nossos ambientes, esses ambientes alterados reestruturam nossas habilidades cognitivas e perspectivas. Se os avanços biológicos e tecnológicos são benefícios promissores, como expectativa de vida prolongada, essas mesmas descobertas também têm o potencial de melhorar de maneira significativa a qualidade de nossos ambientes construídos. Isso representa um desafio convincente para a teoria da arquitetura convencional …
Este é o primeiro livro a considerar esses novos modelos científicos e humanísticos em termos arquitetônicos. Construído como uma série de cinco ensaios em torno dos temas de beleza, cultura, emoção, a experiência da arquitetura e jogo artístico, este livro baseia-se em uma ampla gama de discussões ocorrendo em filosofia, psicologia, biologia, neurociência e antropologia e ao fazer isso, questiona quais implicações essas discussões têm para o projeto arquitetônico.
Com base em uma riqueza de pesquisas, Mallgrave argumenta que devemos desviar nosso foco da objetificação da arquitetura (tratando o design como a criação de objetos) e redirecioná-lo de volta para aqueles para quem projetamos: as pessoas que habitam nossos ambientes construídos.