Título: Lighting to Make You Feel Better: Improving the Mood of Elderly People with Affective Ambiences (Iluminação para fazer você se sentir melhor: melhorando o humor de pessoas idosas com ambientes afetivos)
Sugestão de citação: Kuijsters, A., Redi, J., de Ruyter, B., & Heynderickx, I. (2015). Lighting to make you feel better: Improving the mood of elderly people with affective ambiences. PloSone, 10(7), e0132732.
Disponível em: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0132732
RESENHA
Atualmente existe uma ampla gama de tecnologias envolvendo a questão da iluminação, o que possibilita, por exemplo, alterar significativamente a aparência de um espaço, criando ambientes com um apelo afetivo, inclusive. Usando essas tecnologias de forma aplicada é possível adaptar instantaneamente a iluminação ao desejo e necessidade da pessoa que ocupa aquele ambiente, maximizando sua experiência e seu bem-estar.
Neste sentido os autores do estudo planejaram um experimento no qual puderam testar o impacto de diferentes esquemas de iluminação sobre o humor de pessoas idosas, participaram deste estudo homens e mulheres em torno dos 70 a 80 anos. Os participantes da pesquisa foram conduzidos a um espaço onde foram explicados os procedimentos e instalados os eletrodos para mensuração de variáveis fisiológicas (resposta de condutância da pele e eletrocardiografia), além disso, foi realizado também um questionário no qual os sujeitos de pesquisa respondiam sobre seu humor.
Após esse primeiro momento os sujeitos foram divididos em 4 grupos e conduzidos a uma das salas, dependendo do grupo no qual estavam os idosos assistiram ao trecho de um filme que tinha por objetivo causar-lhes ansiedade ou tristeza, dependendo do grupo ao qual pertenciam. Depois de passarem pelo momento de indução de humor negativo (ansiedade ou tristeza), eles foram expostos a diferentes esquemas de iluminação, um esquema neutro, um aconchegante e um ativador. Durante todo período seu humor foi verificado através de um questionário e suas variáveis fisiológicas também foram monitoradas. Todos os sujeitos da pesquisa foram submetidos ao procedimento de indução do humor ansioso e triste. Essas estratégias de indução do humor utilizadas no estudo são já validadas para serem utilizadas em contextos experimentais. O grupo que teve seu humor ansioso induzido pelo filme foi então em parte exposto ao ambiente aconchegante, e a outra parte ao ambiente neutro. Enquanto o grupo que viu o trecho triste do filme foi em parte exposto após o filme ao ambiente positivo e ativador e a outra parte ao ambiente neutro. Cabe lembrar que houve randomização dos procedimentos.
Os principais resultados encontrados pelos autores são: ambientes com iluminação ativadora de fato provocam maior excitação fisiológica do que ambientes neutros, porém esse efeito não apareceu no autorrelato sobre o humor. Aparentemente o ambiente com iluminação ativadora alterou medidas fisiológicas dos idosos, mas eles não perceberam essa melhora no seu humor. Entretanto, o ambiente com iluminação aconchegante foi mais efetivo em diminuir a ansiedade do que o ambiente neutro, o que foi observado pelo autorrelato dos participantes acerca do seu humor, bem como através das avaliações fisiológicas.
Palavras-chave: iluminação, bem-estar, idosos, afeto positivo, design, neurociência.
Autora da resenha: JABOINSKI, Juliana. 2021.
- Graduada em Psicologia.
- Desenvolveu pesquisas em neurociência básica de 2007 a 2017.
- Mestra em Psicologia com ênfase em neurociências pela UFRGS.
Observações importantes:
- Esse texto foi apreciado em julho de 2021, os aspectos priorizados fazem parte de uma curadoria científica, porém as escolhas dos pontos ressaltados são inerentemente subjetivas, de forma que para a devida apreciação e compreensão se sugere a leitura do material original na íntegra.
- Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610, de 19.2.1998 pertencem exclusivamente à NEUROARQ® Academy. Proibida a reprodução, armazenamento ou transmissão de partes deste livro, através de quaisquer meios (eletrônico, mecânico, gravação, fotocópia, distribuição pela internet e outros), sem prévia autorização por escrito.