Título: Lighting of Workplaces and Health Risks (Iluminação em locais de trabalho e riscos para a saúde)
Sugestão de citação: Reinhold, K., & Tint, P. (2009). Lighting of workplaces and health risks. Elektronika ir Elektrotechnika, 90(2), 11-14.
Disponível em: http://eejournal.ktu.lt/index.php/elt/article/view/10280
RESENHA
Trata-se de um estudo experimental romeno, realizado por cientistas da área da engenharia elétrica. Os autores objetivaram testar um modelo de adequação da iluminação em cinco indústrias distintas: gráfica, mecânica, madeireira, têxtil e do plástico. Para tanto utilizaram um método chamado Simple/flexible risk assessment method, ou Método de avaliação de risco simples/flexível – em tradução livre. Esse método funciona como um checklist de “sim e não” avaliando se cada parâmetro de iluminação corresponde ou não correspondem às normas estabelecidas.
Os autores não encontraram problemas de iluminação que gerassem risco para a saúde dos funcionários nas indústrias têxtil e madeireiras, bem como não identificaram inadequações nos escritórios de nenhuma das modalidades industriais. Entretanto, observaram problemas em algumas indústrias do setor metal/mecânico, algumas do setor gráfico e do plástico. A inadequação mais frequente foi a insuficiente iluminação geral bem como a falta de dispositivos de iluminação pontual.
O método apresentado no estudo pode ser utilizado como uma forma de modelo de avaliação, entretanto em função de ser um trabalho romeno é necessário cautela, uma vez que cada país respeita seu conjunto de normas técnicas, dentre outras idiossincrasias que precisam ser consideradas. Todavia a ergonomia aplicada à iluminação oferece grande possibilidade de evitar inadequações frequentes, que vão de pouca iluminação a iluminação excessiva, sendo ambas potencialmente deletérias para a saúde do colaborador. Por fim os autores ressaltam que o projeto de iluminação bem desenhado contribui para a diminuição significativa de riscos ocupacionais.
Palavras-chave: iluminação, indústria, bem estar ocupacional.
Autora da resenha: JABOINSKI, Juliana. 2021.
- Graduada em Psicologia.
- Desenvolveu pesquisas em neurociência básica de 2007 a 2017.
- Mestra em Psicologia com ênfase em neurociências pela UFRGS.
Observações importantes:
- Esse texto foi apreciado em maio de 2021, os aspectos priorizados fazem parte de uma curadoria científica, porém as escolhas dos pontos ressaltados são inerentemente subjetivas, de forma que para a devida apreciação e compreensão se sugere a leitura do material original na íntegra.
- Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610, de 19.2.1998 pertencem exclusivamente à NEUROARQ® Academy. Proibida a reprodução, armazenamento ou transmissão de partes deste livro, através de quaisquer meios (eletrônico, mecânico, gravação, fotocópia, distribuição pela internet e outros), sem prévia autorização por escrito.