Título: Effects of school design on student outcomes (Efeitos do design da escola no desempenho dos alunos.)
Sugestão de referência: Tanner, C. K. (2009). Effects of school design on student outcomes. Journal of Educational Administration.
Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/09578230910955809/full/html
RESENHA
O objetivo do estudo foi avaliar o desempenho cognitivo de estudantes de escolas que apresentam aspectos de projetos de design diferentes. As variáveis de projeto usadas no estudo foram: movimento e circulação, iluminação natural e vista. O trabalho foi conduzido na Universidade da Georgia, nos Estados Unidos, junto ao Laboratório de Planejamento da Escola de Design. Desde 1997 os pesquisadores envolvidos no estudo tem mensurado o impacto do ambiente físico escolar sobre aspectos como afeto, comportamento, desempenho cognitivo e aprendizagem.
No que tange às variáveis relacionadas ao design foram avaliadas 71 escolas quanto ao movimento e circulação, iluminação natural e vista. Já no aspecto desempenho dos alunos foi aplicado o Teste de Habilidades Básicas de Iowa que avalia a compreensão de leitura, vocabulário, artes, linguagem, matemática, estudos sociais e ciências, para a realização da avaliação do desempenho cognitivo.
Os pesquisadores observaram efeitos significativos do projeto de design sobre o desempenho cognitivo. As variáveis mais impactadas parecem ser o vocabulário, compreensão de leitura, linguagem, artes matemática e ciência.
Os autores apontam que os achados desse estudo sobre os padrões de movimento e circulação, luz natural e salas de aula com vistas da parte externa do ambiente têm implicações para projetar novas escolas ou modificar estruturas já existentes. Sendo especialmente importantes para líderes escolares, planejadores educacionais e arquitetos que se envolvem em programação para instalações educacionais.
Existem dois valores imediatos para esses estudos: os líderes educacionais podem usar os resultados para avaliar suas instalações escolares existentes e determinar onde as melhorias terão o maior impacto, ou os planejadores podem usar as descobertas para orientar os arquitetos no projeto e na construção.
Palavras-chave: desempenho cognitivo, arquitetura, design, iluminação, escola.
Autora da resenha: JABOINSKI, Juliana. 2021.
- Graduada em Psicologia.
- Desenvolveu pesquisas em neurociência básica de 2007 a 2017.
- Mestra em Psicologia com ênfase em neurociências pela UFRGS.
Observações importantes:
- Esse texto foi apreciado em janeiro de 2022, ele pretende ressaltar apenas pontos gerais do estudo realizado bem como suas principais conclusões. Para informações mais específicas sugere-se a leitura do estudo na íntegra.
- Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610, de 19.2.1998 pertencem exclusivamente à NEUROARQ® Academy. Proibida a reprodução, armazenamento ou transmissão de partes deste livro, através de quaisquer meios (eletrônico, mecânico, gravação, fotocópia, distribuição pela internet e outros), sem prévia autorização por escrito.