Dez questões relativas ao bem-estar no ambiente construído
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0360132320303085
Altomonte, S., Allen, J., Bluyssen, P. M., Brager, G., Heschong, L., Loder, A., … & Wargocki, P. (2020). Ten questions concerning well-being in the built environment. Building and Environment, 180, 106949.
Variável: Personalização
O bem-estar no ambiente construído é um tema frequentemente abordado em normas e certificações assim como em artigos acadêmicos e na imprensa em geral. No entanto, ainda existem muitas questões sobre como projetar, medir e nutrir efetivamente o bem-estar no ambiente construído.
O presente artigo pretende, portanto, reunir acadêmicos e profissionais da indústria para demonstrar que a promoção do bem estar no ambiente construído exige um novo olhar.
Para tanto, foram formuladas 10 questões no intuito de oferecer uma gama de perspectivas sobre os princípios e estratégias que podem melhor sustentar a consideração do bem-estar no projeto e execução do ambiente construído. Neste sentido foram priorizados alguns fatores específicos, como luz, temperatura, som e qualidade do ar, além da qualidade ambiental interna que pode influenciar fortemente a percepção dos ocupantes dos espaços.
Dessa forma os pesquisadores contemplam diversas variáveis acentuando a integração de diversas novas competências necessárias para apoiar o design e operação de ambientes construídos diante das diversas condições e necessidades físicas, fisiológicas e psicológicas de seus ocupantes.
Abaixo estão expostas os dez questionamentos que são formulados, discutidos e respondidos pelos autores. No texto original, as perguntas são organizadas e respondidas em tópicos, assim, faz-se necessário o aprofundamento nas questões que o leitor julgar relevante para seu interesse, estudo ou prática.
- Quais são os princípios e estratégias para promover o bem-estar através do design?
- Qual é o valor da variabilidade multissensorial em edifícios?
- Como o ambiente luminoso pode apoiar o bem-estar em edifícios?
- Como o ambiente térmico pode apoiar o bem-estar em edifícios?
- Como o ambiente acústico pode apoiar o bem-estar em edifícios?
- Como a qualidade do ar pode apoiar o bem-estar em edifícios?
- Como deve ser o bem-estar no ambiente construído, monitorado e comunicado?
- Como pode a organização e funcionamento dos edifícios apoiar o bem-estar?
- Que agenda de investigação é necessária para apoiar o bem-estar em edifícios?
- Como conectar a pesquisa sobre bem-estar com a construção de práticas e padrões?
Os autores concluem que a ideia de que o bem estar é o “novo verde” da indústria pode ser um ponto de discordância. Mas que a agenda tem avançado do tema sustentabilidade no ambiente construído e eficiência energética, para a integração de ambientes, sendo esses com finalidades diversas, catalisando conhecimento interdisciplinar e as descobertas para sua transferência para a prática de construção.
Observação: este texto tem por objetivo ser um resumo no qual apenas pontos principais ou gerais do estudo são apontados. Sugere-se, portanto, a leitura do arquivo original para uma melhor compreensão do assunto, caso este seja de interesse do leitor.