Título: Developing Architectural Lighting Designs to Improve Sleep in Older Adults (Desenvolvimento de projetos de iluminação arquitetônica para melhorar o sono de idosos)
Sugestão de referência: Figueiro, M. G., Saldo, E., Rea, M. S., Kubarek, K., Cunningham, J., & Rea, M. S. (2008). Developing architectural lighting designs to improve sleep in older adults. The open sleep journal, 1(1).
Disponível em: https://benthamopen.com/contents/pdf/TOSLPJ/TOSLPJ-1-40.pdf
RESENHA
Os dois problemas principais existentes em residenciais para idosos são a baixa qualidade de sono dos residentes e o perigo de quedas. Novas abordagens envolvendo projetos de iluminação podem ser utilizadas para evitar esses dois grandes problemas.
O presente artigo discute uma possibilidade nesse sentido, um esquema de iluminação 24 horas pensando nas necessidades de idosos e que pode afetar positivamente sua percepção visual e ritmo circadiano. A fim de testar esse esquema nova iluminação foi instalada em oito cômodos privativos em um residencial para idosos e foi mensurada a qualidade de sono, e a atividade do ritmo circadiano dos residentes antes e depois do novo esquema de iluminação ser instalado.
O novo esquema de iluminação foi projetado com alguns objetivos, a saber: facilitar alta estimulação circadiana durante o dia e baixa estimulação circadiana a noite, melhorar condições visuais nas horas em que os residentes estão acordados e, por fim, fornecer iluminação noturna com pistas visuais que facilitem a navegação a noite. Essas pistas pretendem sinalizar os diferentes espaços, que facilitem na mudança postural da posição deitada para a posição em pé, dessa forma evitando as quedas. O projeto de iluminação continha, por exemplo, fitas de LED colocadas nas bordas da cama que a noite sinaliza a presença e altura do objeto, as mesmas fitas também foram colocadas na pia do banheiro, lâmpadas especiais também foram instaladas nos quartos.
Para maiores detalhes é sugerido que o aluno vá ao documento original no qual os autores ilustraram detalhes do projeto além de terem incluído fotos.
Os autores relatam que seus resultados foram consistentes com estudos prévios sobre o mesmo assunto. Os participantes da pesquisa demonstraram uma melhora na qualidade do sono e no ciclo descanso/atividade circadiana após terem sido expostos ao novo esquema de iluminação. Além disso, todos os participantes reportaram uma forte preferência pelo novo esquema instalado.
O novo projeto testado forneceu aos idosos iluminação adequada para que eles desempenhem suas atividades e vivam sua rotina de forma mais segura contando com as pistas visuais. Adicionalmente a isso melhorou a regulação circadiana adequando a iluminação ao período da noite e do dia. Esse tipo de projeto, portanto, tem implicações práticas importantes e grande aplicabilidade uma vez que melhora a qualidade de vida dessa população, dessa forma merece ser adotado por profissionais da arquitetura, engenheiros e especialistas em iluminação.
Palavras-chave: Iluminação, Sistema visual, ritmo circadiano, idosos, qualidade de sono.
Autora da resenha: JABOINSKI, Juliana. 2021.
- Graduada em Psicologia.
- Desenvolveu pesquisas em neurociência básica de 2007 a 2017.
- Mestra em Psicologia com ênfase em neurociências pela UFRGS.
Observações importantes:
- Esse texto foi apreciado em maio de 2021, os aspectos priorizados fazem parte de uma curadoria científica, porém as escolhas dos pontos ressaltados são inerentemente subjetivas, de forma que para a devida apreciação e compreensão se sugere a leitura do material original na íntegra.
- Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610, de 19.2.1998 pertencem exclusivamente à NEUROARQ® Academy. Proibida a reprodução, armazenamento ou transmissão de partes deste livro, através de quaisquer meios (eletrônico, mecânico, gravação, fotocópia, distribuição pela internet e outros), sem prévia autorização por escrito.