Título: Cor nos locais de trabalho: como aplicá-la de forma adequada às necessidades dos usuários e às exigências da tarefa?
Sugestão de referência: Fonseca, J. F., & Mont’Alvão, C. (2006). Cor nos locais de trabalho como aplicá-la de forma adequada às necessidades dos usuários e às exigências da tarefa. In CONGRESSO BRASILEIRO DE ERGONOMIA (Vol. 14).
Disponível em: https://portalbiocursos.com.br/ohs/data/docs/51/79-__Cor_nos_locais_de_Trabalho.pdf
RESENHA
Esse trabalho tem origem na área da ergonomia ambiental, os autores pretendem compilar dados acerca da importância da escolha da cor nos ambientes de trabalho. Trata-se, portanto, de um artigo de revisão, ou seja, os dados ali contidos não são originais, e sim informações já publicadas.
Nesse artigo o leitor pode então encontrar informações acerca da cor como fator de impacto sobre processos mentais como motivação, humor e satisfação. Além disso, os autores se preocupam em explicar, de forma sucinta, porém, como o cérebro humano processa as informações de cor. Ressaltando que sendo a cor um estímulo visual ela pode ser mais estimulante ou menos estimulante, assim, cabe a escolha estratégica das mesmas para que o resultado da escolha otimize processos desejados, como produtividade e bem-estar, por exemplo.
Assim, sendo a cor uma ferramenta de transformação do ambiente os autores propõem que o conhecimento acerca de alguns parâmetros relacionados a ela possa ser de grande ajuda na execução de projetos cromáticos. Elencamos alguns parâmetros nos quais a escolha das cores pode impactar: forma, espaço ou volume, tamanho, peso e movimento.
O material é útil como uma revisão básica das propriedades das cores e do seu processamento pelo cérebro humano, o leitor também pode se beneficiar de algumas diretrizes expostas pelos autores a serem consideradas no projeto. Todavia, embora o artigo traga informações úteis ele pode parecer bastante básico aos olhos mais experientes.
Palavras-chave: cores, locais de trabalho, ergonomia ambiental.
Autora da resenha: JABOINSKI, Juliana. 2021.
- Graduada em Psicologia.
- Desenvolveu pesquisas em neurociência básica de 2007 a 2017.
- Mestra em Psicologia com ênfase em neurociências pela UFRGS.
Observações importantes:
- Esse texto foi apreciado em maio de 2021, os aspectos priorizados fazem parte de uma curadoria científica, porém as escolhas dos pontos ressaltados são inerentemente subjetivas, de forma que para a devida apreciação e compreensão se sugere a leitura do material original na íntegra.
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