Título: Color, Cognition and Recycling: How the design of everyday objets prompt behavior change (Cor, Cognição e Reciclagem: Como o Design de Objetos de Uso Diário Promove a Mudança de Comportamento)
Sugestão de referência: Montazeri, S., Gonzalez, R., Yoon, C., & Papalambros, P. Y. (2012). Color, cognition, and recycling: How the design of everyday objects prompt behavior change. In DS 70: Proceedings of DESIGN 2012, the 12th International Design Conference, Dubrovnik, Croatia (pp. 1363-1368).
RESENHA
Esse estudo parte da premissa de que designers são capazes de projetar ambientes que criam demandas, incentivos ou que provocam as pessoas a se comportarem de uma forma ou de outra, ou seja, o design de produto pode impactar o comportamento de consumo das pessoas. Esse racional foi utilizado nesse trabalho que projetou lixeiras de modo a mensurar o comportamento de reciclar.
A sustentabilidade é uma preocupação mundial numa cultura permeada por um comportamento de consumo exacerbado e que está bastante arraigado, não sendo uma situação de fácil modificação. Ademais, é sabido que intervenções tecnológicas significam custos extras, não sendo sempre viáveis e são ineficazes sem uma adequada educação do consumidor. É necessário, portanto, que o foco seja o comportamento do consumidor, pois, sem isso, belas lâmpadas econômicas serão instaladas, entretanto podemos nos esquecer de desligá-las quando sairmos, ou então termos belos carros mais eficientes e mais ambientalmente corretos, porém usá-los demais. Segundo os autores, alguns comportamentos são parcialmente iniciados, mantidos ou modificados pelos espaços construídos que são o contexto de uma grande parte dos seres humanos, assim, nesse argumento reside a oportunidade para a área do design e da arquitetura, de intervir na construção desses espaços de forma a aumentar a sustentabilidade.
Sendo a necessidade eliciar a mudança comportamental através da tomada de decisão, é necessário estudar teorias que trazem compreensão sobre o comportamento, sendo a psicologia a ciência por atrás do comportamento humano e dos processos mentais, como, por exemplo, os de tomada de decisão de consumo. Conceitos como o de motivação e persuasão também contribuem para que os profissionais da arquitetura e do design consigam projetar os produtos e objetos que usamos diariamente, de forma a levar em conta aspectos como a sustentabilidade, baixo custo e ainda que eliciem uma mudança comportamental “pró-ambiente”. Nesse artigo, o foco é precisamente a manipulação do design de lixeiras como forma de promover mudança comportamental aumentando a reciclagem.
A teoria escolhida pelos autores para entender construtos psicológicos relacionados ao comportamento foi a teoria que aborda a questão da persuasão (Petty e Cacioppo, 1986). Segundo Petty e Cacioppo, a persuasão, o “convencimento” em direção à tomada de decisão, funciona através de duas rotas mentais: a primeira, chamada central, exige mais da cognição humana e está relacionada a um processo de alta elaboração, ou seja, muita reflexão consciente. Já a segunda é a rota periférica, que não exige grande elaboração, nem grande esforço mental, é o processo de persuasão que acontece baseado em pistas ambientais, é um processo de persuasão rápido. Para o tipo de comportamento que os autores objetivam modificar, que seriam atos simples, como o de lembrar-se de apagar a luz, a rota periférica é a que melhor auxilia no objetivo do estudo.
Uma das formas de acessar a rota periférica da persuasão é através do que se chama de saliência visual, aonde uma pista visual, um elemento diferenciado captura a atenção humana para um objeto. No caso do presente estudo os autores escolheram a cor como forma de agregar saliência visual nas lixeiras e a partir da captura da atenção das pessoas para as mesmas aumentar o comportamento da reciclagem. Um dos experimentos realizados consistia em colocar uma lixeira verde (cor= saliência visual) ao lado de uma lixeira cinza, aumentando, dessa forma a saliência visual. Na outra condição experimental havia duas lixeiras verdes nas quais a sinalização do conteúdo para o qual cada lixeira servia estava assinalado em etiquetas brancas ou pretas.
Os pesquisadores encontraram resultados interessantes nesse estudo, baseado nos seus experimentos eles concluíram que a cor pode produzir saliência visual, capturando a atenção das pessoas, e, além disso, eliciando comportamentos desejáveis, como o da reciclagem, no caso. Seus experimentos demonstraram que a lixeira verde posicionada ao lado da cinza capturou a atenção e ainda contribuiu para o comportamento da reciclagem. O fato de a lixeira ser verde, o que normalmente é associado à questão pró-ambiente também parece ter impacto no comportamento da reciclagem.
Palavras-Chave: comportamento sustentável, design de produto, design industrial, mudança comportamental, saliência visual.
Autora da resenha: JABOINSKI, Juliana. 2021.
- Graduada em Psicologia.
- Desenvolveu pesquisas em neurociência básica de 2007 a 2017.
- Mestra em Psicologia com ênfase em neurociências pela UFRGS.
Observações importantes:
- Esse texto foi apreciado em maio de 2021, os aspectos priorizados fazem parte de uma curadoria científica, porém as escolhas dos pontos ressaltados são inerentemente subjetivas, de forma que para a devida apreciação e compreensão se sugere a leitura do material original na íntegra.
- Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610, de 19.2.1998 pertencem exclusivamente à NEUROARQ® Academy. Proibida a reprodução, armazenamento ou transmissão de partes deste texto, através de quaisquer meios (eletrônico, mecânico, gravação, fotocópia, distribuição pela internet e outros), sem prévia autorização por escrito.