Título: Beauty in a smile: the role of medial orbitofrontal cortex in facial attractiveness
Sugestão de referência: O’Doherty, J., Winston, J., Critchley, H., Perrett, D., Burt, D. M., & Dolan, R. J. (2003). Beauty in a smile: the role of medial orbitofrontal cortex in facial attractiveness. Neuropsychologia, 41(2), 147-155.
Disponível em: logo abaixo para download
RESENHA
A beleza de um rosto é um sinal social altamente valoroso para a espécie humana, influenciando a escolha do parceiro (a), bem como julgamentos sociais, ou seja, independente de ser certo ou errado, a partir de nossa avaliação da aparência nós derivamos outras conclusões.
Nesse estudo os autores investigaram se a atratividade facial é uma modalidade de recompensa que pode provocar potencial relacionado a eventos (um sinal biológico de ativação mensurado através de ressonância magnética funcional) no córtex orbitfrontal, que é uma parte do cérebro que responde a esse tipo de estímulo. Além disso, os autores consideram que essa resposta às faces atraentes pode ocorrer em duas outras regiões que são implicadas em processos de recompensa, a saber: o estriado ventral e a amígdala.
Para isso os pesquisadores montaram um experimento no qual 48 pessoas, entre homens e mulheres de 20 a 35 anos, analisaram uma série de faces que foram apresentadas em uma tela, enquanto seus cérebros eram escaneados através de ressonância magnética funcional. Dentre essas imagens de faces havia faces muito atraentes e pouco atraentes e de expressões mais neutras ou com leve sorriso.
Após a realização do experimento os autores observaram que faces atraentes produzem ativação no córtex orbitofrontal mesmo quando as pessoas não estão explicitamente procurando avaliar o quanto aquele rosto é ou não atrativo. Essa ativação do córtex orbitofrontal – região que está envolvida com a percepção de valor e recompensa de um estímulo – é consistente com a hipótese de que a beleza de um rosto é de fato um estímulo capaz de provocar uma sensação de recompensa, ou seja, de prazer.
Outro dado interessante é que a ativação nessas regiões cerebrais é modulada pela percepção da expressão facial positiva, indicando que o valor de recompensa de um rosto atraente é aumentado se esse rosto estiver sorrindo para o observador.
Palavras-chave: atratividade facial, recompensa, córtex orbitofrontal, estética.
Autora da resenha: JABOINSKI, Juliana. 2021.
- Graduada em Psicologia.
- Desenvolveu pesquisas em neurociência básica de 2007 a 2017.
- Mestra em Psicologia com ênfase em neurociências pela UFRGS.
Observações importantes:
- Esse texto foi apreciado em julho de 2021, os aspectos priorizados fazem parte de uma curadoria científica, porém as escolhas dos pontos ressaltados são inerentemente subjetivas, de forma que para a devida apreciação e compreensão se sugere a leitura do material original na íntegra.
- Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610, de 19.2.1998 pertencem exclusivamente à NEUROARQ® Academy. Proibida a reprodução, armazenamento ou transmissão de partes deste livro, através de quaisquer meios (eletrônico, mecânico, gravação, fotocópia, distribuição pela internet e outros), sem prévia autorização por escrito.