Título: Avaliação de paredes verdes como sistema de isolamento acústico passivo para edifícios.(Evaluation of green walls as a passive acoustic insulation system for buildings)
Sugestão de referência: Azkorra, Z., Pérez, G., Coma, J., Cabeza, L. F., Burés, S., Álvaro, J. E., … & Urrestarazu, M. (2015). Evaluation of green walls as a passive acoustic insulation system for buildings. Applied acoustics, 89, 46-56.
Disponível: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0003682X14002333
RESENHA
O verde nas edificações, as chamadas “paredes verdes”, no caso, vem se consolidando como uma forma interessante de melhorar a qualidade de vida nas cidades e em diversos ambientes. Entre os benefícios associados aos sistemas de vegetação para edifícios estão: economia de energia, apoio à biodiversidade e controle de águas pluviais. Além disso um outro fator interessante é a atenuação de ruído que essa estratégia pode favorecer.
Apesar do fato de as paredes verdes serem um dos sistemas de vegetação de construção mais promissores, poucos estudos acerca de seu potencial de isolamento acústico foram realizados. Adicionalmente a isso existem diferentes tipos de paredes verdes; portanto, os dados disponíveis na literatura não são apenas esparsos, mas também dispersos, ou seja, ainda há dificuldade na comparação dos estudos em função da escassez dos mesmos e da diversidade metodológica.
Para reunir conhecimento sobre a contribuição de sistemas de vegetação vertical para redução de ruído, especialmente nessa forma de paredes verdes, foram realizados diferentes testes em laboratório. Assim, foi criado um sistema de paredes verdes como isolamento acústico passivo para edifícios, utilizando uma base modular pré-cultivada. O sistema é baseado em polietileno reciclado disposto em módulos que são resistentes à radiação UV. Cada módulo é também uma unidade de cultivo feita de material reciclável e substrato de fibra de coco.
Os resultados principais apontaram que a parede verde auxiliou na questão da redução de ruído conforme apontaram os parâmetros que os cientistas utilizaram como índice de redução sonora e coeficiente de absorção sonora. Assim, é possível concluir, segundo os autores, que as paredes verdes tem sim um potencial significativos como ferramenta de isolamento acústico para edifícios, todavia ressaltam que são necessários alguns ajustes no projeto, como, por exemplo, a melhora da vedação entre os módulos.
Palavras-chave: Sistemas verticais de vegetação, Isolamento acústico, Isolamento de som aéreo, Redução de ruído, Sistemas hidropônicos.
Autora da resenha: JABOINSKI, Juliana. 2021.
- Graduada em Psicologia.
- Desenvolveu pesquisas em neurociência básica de 2007 a 2017.
- Mestra em Psicologia com ênfase em neurociências pela UFRGS.
Observações importantes:
- Esse texto foi apreciado em julho de 2022, ele pretende ressaltar apenas pontos gerais do estudo realizado bem como suas principais conclusões. Para informações mais específicas sugere-se a leitura do estudo na íntegra.
- Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610, de 19.2.1998 pertencem exclusivamente à NEUROARQ® Academy. Proibida a reprodução, armazenamento ou transmissão de partes deste texto, através de quaisquer meios (eletrônico, mecânico, gravação, fotocópia, distribuição pela internet e outros), sem prévia autorização por escrito.