Título: A influência da arquitetura no desenvolvimento do aluno superdotado: Proposta Arquitetônica a partir do Estudo de Caso no Centro de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação no Amapá (CAAH/S/AP)
Sugestão de referência: Azevedo, S. M. M., & da Silva, J. G. (2021). A influência da arquitetura no desenvolvimento do aluno superdotado. Revista Científica Multidisciplinar do CEAP, 3(2), 11-11.
Disponível: http://periodicos.ceap.br/index.php/rcmc/article/view/105
RESENHA
Alunos com altas habilidades/superdotação (AH/SD) formam um grupo heterogêneo que possuem uma diversidade de áreas de interesses e a necessidade de um local de aprendizagem que estimule o desenvolvimento do seu potencial. O atendimento voltado para as Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) é um exemplo dessa busca por adaptações que favoreçam esse processo de maior interação. Esse trabalho é desenvolvido na perspectiva da educação inclusiva e do ensino especial, com vistas a promover atividades para o desenvolvimento das potencialidades dos alunos. Nesse contexto, ocorreu a criação dos Núcleos de Atividades em Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S), uma iniciativa do Ministério da Educação e Cultura (MEC) em 2005 que vêm promovendo um movimento em favor da identificação e do atendimento dos alunos com Altas Habilidades.
Diante da necessidade de favorecer espaços de desenvolvimento para esse público, este trabalho se propôs a investigar como a arquitetura pode contribuir para a identificação, o atendimento e o desenvolvimento dos alunos com AH/SD, apresentando diretrizes arquitetônicas para ambientes que favoreçam a suplementação do potencial dessa esfera estudantil. Para tanto, foi realizada uma revisão da literatura abordando assuntos relevantes sobre AH/SD e coleta de dados com profissionais do Centro de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (CAAH/S-AP), acerca da real necessidade educacional, destes alunos. Quanto a metodologia utilizada, este estudo apresenta-se como uma pesquisa exploratória e descritiva.
A análise dos dados revelou uma série de dificuldades e necessidades percebidas por estes profissionais no ambiente onde o atendimento é desenvolvido, deixando evidente que a arquitetura do espaço físico é um fator importante para o desenvolvimento dos talentos e habilidades dos alunos com AH/SD.
Após realização desse levantamento bibliográfico, dentre outras coletas previamente organizadas pela metodologia de escolha, os autores apresentam então, como solução projetual uma estrutura de espaço educativo integrado e multiuso inspirado nas tendências e movimentos contemporâneos. Os autores apontam ainda que estes espaços poderão ser utilizados de formas variadas e de acordo com o plano de atendimento educacional especializado para cada aluno ou grupo de alunos. Cabe ressaltar ainda que o artigo trás fotos aonde é possível observar vários aspectos do projeto
Assim, em termos projetuais práticos, os autores sugerem um espaço amplo integrado, onde os alunos terão a liberdade de transitar, observar e interagir com seus pares de acordo com seus interesses e habilidades. Além disso, esse espaço fomenta a investigação de soluções originais e criativas através do trabalho colaborativo, promovendo assim o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais. Cabe ainda ressaltar que os profissionais responsáveis pelo projeto buscaram a caracterização de ambientes que fugissem dos padrões tradicionais de escola, dessa forma mencionam: “(…) trazendo um layout organizado em estações de atividade, que evidencia a integração, socialização e a experimentação como diferencial de aprendizagem, justamente para provocar nos alunos o interesse e a motivação necessária para o desenvolvimento das mais diversas áreas de interesse”.
Palavras-chave: Arquitetura, personalização, superdotação, espaços de aprendizagem.
Autora da resenha: JABOINSKI, Juliana. 2021.
- Graduada em Psicologia.
- Desenvolveu pesquisas em neurociência básica de 2007 a 2017.
- Mestra em Psicologia com ênfase em neurociências pela UFRGS.
Observações importantes:
- Esse texto foi apreciado em maio de 2022, ele pretende ressaltar apenas pontos gerais do estudo realizado bem como suas principais conclusões. Para informações mais específicas sugere-se a leitura do estudo na íntegra.
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