Título: Diminished Melatonin Secretion in the Elderly Caused by Insufficient Environmental Illumination (Secreção diminuída de melatonina em idosos causada por iluminação ambiental insuficiente)
Sugestão de citação: Mishima, K., Okawa, M., Shimizu, T., & Hishikawa, Y. (2001). Diminished melatonin secretion in the elderly caused by insufficient environmental illumination. The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, 86(1), 129-134.
Disponível em: https://academic.oup.com/jcem/article/86/1/129/2841127
RESENHA
O hormônio melatonina, secretado pela glândula pineal tem efeito regulatório sobre o ritmo circadiano do corpo humano, tendo impacto importante no processo de iniciar o sono e mantê-lo. Nesse sentido estudos prévios apontam a relação entre idade e diminuição dos níveis de melatonina, ou seja, a medida que envelhecemos nossos níveis desse importante hormônio caem. Assim, problemas relacionados ao sono, sobretudo a insônia são significativamente prevalente na população de adultos mais velhos.
A fim de estudar essa questão os autores desse estudo realizaram um experimento no qual avaliaram 10 idosos com insônia que habitavam uma casa de repouso no Japão, 10 idosos sem insônia moradores do mesmo local e 10 jovens saudáveis sem insônia que funcionaram como grupo controle, ou seja, parâmetro para comparação. Num primeiro momento foi avaliada a exposição à luz dos 3 grupos por um período de 2 semanas para que uma linha de base fosse tomada, essa estratégia serve para observar o comportamento em condições normais, antes das manipulações realizadas pelos cientistas. Depois de 2 semanas o grupo de idosos insones foi, no entanto, exposto a 4 horas diárias de luz brilhante artificial que foi instalada no espaço a fim de manter a rotina comportamental dos sujeitos.
Os resultados apontaram que os indivíduos idosos, sobretudo os insones realmente sofriam de uma diminuição da secreção de melatonina no período da noite, quando comparado ao grupo mais jovem (controle). Esse dado foi obtido através da avaliação da linha de base, ou seja, aquele período pré-intervenção. Esse achado é, inclusive, consistente a com literatura já existente que aponta que de fato há diminuição da secreção da melatonina com o avanço da idade. Outro resultado importante observado foi o de que os idosos moradores da casa de repouso em questão de fato se expunham menos à luz quando comparados ao grupo de adultos jovens. Assim, o resultado mais significativo foi o de que a exposição suplementar de luz brilhante ao meio-dia (manipulação realizada pelos cientistas) para os idosos com insônia induziu aumentos significativos na secreção noturna de melatonina, resultando em níveis de secreção de melatonina semelhantes aos do grupo de adultos jovens.
Por fim, os autores do estudo concluem que, em parte, essa diminuição observada de melatonina se deve ao fato da pobre exposição à luz entre adultos com idade mais avançada. Dessa forma, se fazem necessárias intervenções de projetos de iluminação em espaços habitados por idosos que venham ao encontro dessa necessidade.
Observações importantes: esse texto foi apreciado em julho de 2021, os aspectos priorizados fazem parte de uma curadoria científica, porém as escolhas dos pontos ressaltados são inerentemente subjetivas, de forma que para a devida apreciação e compreensão se sugere a leitura do material original na íntegra.
Palavras-chave: iluminação, ritmo circadiano, idosos, melatonina.
Autora da resenha: JABOINSKI, Juliana. 2021.
- Graduada em Psicologia.
- Desenvolveu pesquisas em neurociência básica de 2007 a 2017.
- Mestra em Psicologia com ênfase em neurociências pela UFRGS.
Observações importantes:
- Esse texto foi apreciado em julho de 2021, os aspectos priorizados fazem parte de uma curadoria científica, porém as escolhas dos pontos ressaltados são inerentemente subjetivas, de forma que para a devida apreciação e compreensão se sugere a leitura do material original na íntegra.
- Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610, de 19.2.1998 pertencem exclusivamente à NEUROARQ® Academy. Proibida a reprodução, armazenamento ou transmissão de partes deste livro, através de quaisquer meios (eletrônico, mecânico, gravação, fotocópia, distribuição pela internet e outros), sem prévia autorização por escrito.