Título: O impacto de uma paisagem no conforto térmico, emoção e performance cognitiva.
Sugestão de referência: Ko, W. H., Schiavon, S., Zhang, H., Graham, L. T., Brager, G., Mauss, I., & Lin, Y. W. (2020). The impact of a view from a window on thermal comfort, emotion, and cognitive performance. Building and Environment, 175, 106779.
RESENHA
A conexão visual com a natureza tem demonstrado ter um impacto positivo na restauração e melhora da atenção, na redução dos níveis de estresse e na melhora da saúde e bem-estar geral.
No interior dos edifícios, as janelas são o principal meio de proporcionar uma conexão com o ar livre e com uma vista da natureza, mesmo através de uma janela, uma vista da natureza pode ter efeitos benéficos sobre os ocupantes. Além das questões de impacto sobre emoção, cognição e bem estar, a visão de uma janela pode também afetar a percepção térmica dos ocupantes de uma edificação dado que os humanos reconhecem os ambientes através de uma integração multissensorial.
Para compreender melhor a relação entre conforto térmico e uma paisagem biofílica, os autores desse estudo avaliaram a influência de ter uma janela com vista sobre a percepção de temperatura e respostas emocionais, bem como no desempenho cognitivo. Para tanto, foi realizado um experimento rigoroso e controlado em laboratório, o qual contou com a participação de 86 sujeitos. Esses foram alocados em espaços com e sem janelas, sendo a temperatura da sala mantida em torno de 28 graus. As medidas avaliadas no estudo foram oriundas de avaliações subjetivas dos participantes acerca de percepção térmica e emoções, bem como medidas da temperatura da pele e tarefas que envolviam desempenho cognitivo.
Acerca dos resultados, os autores salientam que em um ambiente ligeiramente quente ambiente (28C), participantes com ligação visual com o ar livre (ambiente com janelas e vista para árvores) se sentiram mais confortáveis e com uma sensação térmica declarada mais agradável em comparação com os sem janela. Essa descoberta sugere que pessoas próximas a janelas toleram mais pequenos desvios de conforto térmico. No caso, os participantes da condição “com janela”, toleraram mais o ligeiro calor na sala. Além disso, emoções positivas foram maiores e as emoções negativas menores na condição com a janela e, por conseguinte, a vista da natureza. Em contrapartida, no que tange ao aspecto de performance cognitiva, não houve diferenças significativas no curto prazo em variáveis como: memória, planejamento e desempenho da criatividade.
Assim, os pesquisadores concluem que considerando os múltiplos efeitos do acesso à janela, é possível afirmar que ter esse acesso melhora a sensação de conforto térmico, assim como variáveis emocionais e cognitivas.
Palavras-chave: Janela, vista, conforto térmico, emoção, performance cognitiva, design biofílico.
Autora da resenha: JABOINSKI, Juliana. 2022.
- Graduada em Psicologia.
- Desenvolveu pesquisas em neurociência básica de 2007 a 2017.
- Mestra em Psicologia com ênfase em neurociências pela UFRGS.
Observações importantes:
- Esse texto foi apreciado em setembro de 2022, ele pretende ressaltar apenas pontos gerais do estudo realizado bem como suas principais conclusões. Para informações mais específicas sugere-se a leitura do estudo na íntegra.
- Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610, de 19.2.1998 pertencem exclusivamente à NEUROARQ® Academy. Proibida a reprodução, armazenamento ou transmissão de partes deste texto, através de quaisquer meios (eletrônico, mecânico, gravação, fotocópia, distribuição pela internet e outros), sem prévia autorização por escrito.