Título: A experiência indireta da natureza: projetos biomórficos aplicados ao setor de serviços
Sugestão de referência: Kumar, D. S., Purani, K., & Viswanathan, S. A. (2020). The indirect experience of nature: biomorphic design forms in servicescapes. Journal of Services Marketing.
RESENHA
O presente artigo tem como objetivo apresentar o conceito de biomorfismo apresentado pelos autores como sendo a experiência indireta com a natureza. Esse conceito é então aplicado em projetos de espaços que oferecem algum tipo de serviço, além de conceituar e validar o impacto do biomorfismo sobre o consumidor. Ademais, o artigo explica como os designs biomórficos podem ajudar os usuários a se conectarem melhor com o espaço, fato esse explicado pela teoria da restauração da atenção e de aspectos da identidade do lugar (emocional e cognitiva).
Para alcançar os objetivos da pesquisa foram conduzidos dois estudos empíricos: um estudo exploratório pré-experimental no qual 200 imagens foram utilizadas como estímulos e um segundo estudo com imagens tridimensionais com cerca de 654 respostas associadas a três contextos: varejo de moda, restaurante e saguão de hospital.
No que tange aos resultados foi observado que a experiência indireta com a natureza nesses espaços tem uma influência positiva na restauração da atenção, bem como na percepção da identidade do local, além disso houve preferência por determinadas paisagens pelos consumidores. Este resultado pode apontar que é possível obter efeitos semelhantes ao design biofílico através de elementos que imitam formas naturais, ou seja, através do biomorfismo.
Estendendo a ideia de biofilia, esta pesquisa adota o conceito de biomorfismo arquitetônico e apresenta projetos que envolvem espaços de serviço e agrega a eles características biomórficas, que podem ser mais práticas às vezes em comparação com projetos unicamente biofílicos.
Palavras-chave: teoria da restauração da atenção, ambientes de serviço, design experimental, biomorfismo.
Autora da resenha: JABOINSKI, Juliana. 2022.
- Graduada em Psicologia.
- Desenvolveu pesquisas em neurociência básica de 2007 a 2017.
- Mestra em Psicologia com ênfase em neurociências pela UFRGS.
Observações importantes:
- Este texto tem por objetivo ser um resumo no qual apenas pontos principais ou gerais do estudo são apontados. Sugere-se, portanto, a leitura do arquivo original para uma melhor compreensão do assunto, caso este seja de interesse do leitor.
- Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610, de 19.2.1998 pertencem exclusivamente à NEUROARQ® Academy. Proibida a reprodução, armazenamento ou transmissão de partes deste texto, através de quaisquer meios (eletrônico, mecânico, gravação, fotocópia, distribuição pela internet e outros), sem prévia autorização por escrito.