Título: Usando cores para alterar o comportamento do consumidor e o sucesso do produto.
Sugestão de referência: Page, T., Thorsteinsson, G., & Ha, J. G. (2012). Using colours to alter consumer behaviour and product success. International Journal of Contents, 8(1), 69-73
Disponível: https://www.koreascience.or.kr/article/%20JAKO201211559435368.page
RESENHA
O artigo objetivou apresentar teorias de cores e mostrar como elas podem ser usadas para explicar as preferências do consumidor de alguns produtos em detrimento de outros. Além disso, pretende tentar vincular essas teorias à indústria do design e observar como as associações de cores determinam o sucesso do produto.
Devido ao estabelecimento de aprendizado associativo e preferência pessoal, as cores dos objetos podem fazer com que os consumidores prefiram ou não gostem de produtos com funções e eficiência idênticas. A idade e o sexo também afetam as escolhas de cores preferidas do indivíduo, tornando alguns produtos mais populares para grupos específicos de consumidores em potencial. Nesse sentido, os designers podem utilizar teorias de cores para garantir que usem os esquemas de cores mais apropriados para maximizar e atrair com sucesso seu mercado-alvo.
Pesquisa com uma amostra de 100 participantes demonstrou ligações associativas entre cores, emoções e categorias de produtos. É possível observar que a cor de um objeto pode contribuir para seu sucesso ou fracasso no mercado com base em vários critérios diferentes. O design deve usar a cor com confiança para evocar certas emoções ou conotações e deve ser realizado de forma adequada. O designer também deve considerar quem está visualizando e tomando a decisão de preferência.
Assim, conhecimento teórico acerca das teorias envolvendo a interação cor e impacto sobre o cérebro humano no que tange aos processos de tomada de decisão devem ser levados em conta para melhores resultados, sobretudo no que tange ao comportamento de consumo.
Palavras-chave: Teorias de cores, preferências do consumidor, aprendizagem associativa, indústria de design, respostas emocionais, psicologia, preferência de produto por gênero, aprendizagem associativa.
Autora da resenha: JABOINSKI, Juliana. 2021.
- Graduada em Psicologia.
- Desenvolveu pesquisas em neurociência básica de 2007 a 2017.
- Mestra em Psicologia com ênfase em neurociências pela UFRGS.
Observações importantes:
- Esse texto foi apreciado em abril de 2022, ele pretende ressaltar apenas pontos gerais do estudo realizado bem como suas principais conclusões. Para informações mais específicas sugere-se a leitura do estudo na íntegra.
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