ARTIGOS CIÊNTÍFICOS

Impacto Ambiental da Cor no Comportamento Humano: Uma Revisão

Título: Impacto Ambiental da Cor no Comportamento Humano: Uma Revisão (Environmental Colour Impact upon Human Behaviour: A Review)

Sugestão de referência: Jalil, N. A., Yunus, R. M., & Said, N. S. (2012). Environmental colour impact upon human behaviour: A review. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 35, 54-62.

Disponível: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877042812003746

RESENHA

Este artigo se trata de uma revisão de literatura na qual 40 estudos sobre o tema das cores foram selecionados e analisados. O objetivo dos autores foi então revisar publicações anteriores pretendendo sumarizar dados acerca do impacto das cores sobre alguns aspectos do comportamento humano, e, sobretudo, relatar os tipos de pesquisas que vem sendo realizadas na área.

O estudo revisa, por exemplo, como as cores ou o ambiente colorido pode influenciar o desempenho no trabalho, como as cores podem aumentar ou não determinados comportamentos, e como as cores podem criar percepção negativa ou positiva para o ambiente e para a tarefa a ser executada. Além desses aspectos, o estudo também versou sobre a influência das cores sobre as emoções e humor. A partir da análise de estudos anteriores os autores apresentam quatro categorias predominantes nos artigos que revisaram: avaliação das emoções, desempenho, avaliação fisiológica, cenário e contexto real ou/e inventado, essas, obviamente relacionadas ao ambiente e as cores.

No design de interiores, a cor é vista como o material mais fácil de mudar a característica do ambiente, a cor também é útil para influenciar comportamento, tomada de decisão, saúde e muito mais mesmo que não tenhamos consciência disso. Assim, a cor é uma estimulação sutil com impacto saliente e afeta de forma importante a vida humana fisicamente, psicologicamente, fisiologicamente e sociologicamente.

No que tange a avaliação de emoções, ambientes e as cores, os artigos revisados apontam, que 63% dos estudos abordam o estado emocional do sujeito, seguido pela avaliação do ambiente visual, sendo esses os temas de maior interesse dos pesquisadores. Na avaliação do estado emocional, foram levantados três instrumentos dominantes que foram usados para avaliar a flutuação do estado de humor.

A relação do desempenho no trabalho e as cores do ambiente correspondem a metade das pesquisas na área, os 50% restantes são estudos relacionados ao desempenho que estão associados a testes psicológicos, como desempenho de aprendizagem, teste de QI, tarefa motora e produtividade. No que tange ao uso de diferentes cores a revisão apontou que muitos dos estudos anteriores usaram vermelho seguido de azul em seu contexto. Portanto, existem muitas informações sobre os efeitos da cor vermelha e azul em comparação com outras tonalidades.

A análise da literatura mostra vários fatores significativos que devem ser agregados em pesquisas futuras, a saber: utilizar configuração e cenário real, avaliar o estado emocional usando o Perfil dos Estados de Humor (POMS), realizar avaliação do ambiente visual e percepção. Além disso, os autores ressaltam a importância de que os experimentos tenham rigor científico e mensurem respostas físicas.

Palavras-chave: Cor, efeito de cor, emoção, respostas de fisiologia, percepção, comportamento humano.

Autora da resenha: JABOINSKI, Juliana. 2021.

  • Graduada em Psicologia.
  • Desenvolveu pesquisas em neurociência básica de 2007 a 2017.
  • Mestra em Psicologia com ênfase em neurociências pela UFRGS.

Observações importantes:

  1. Esse texto foi apreciado em junho de 2022, ele pretende ressaltar apenas pontos gerais do estudo realizado bem como suas principais conclusões. Para informações mais específicas sugere-se a leitura do estudo na íntegra.
  2. Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610, de 19.2.1998 pertencem exclusivamente à NEUROARQ® Academy. Proibida a reprodução, armazenamento ou transmissão de partes deste texto, através de quaisquer meios (eletrônico, mecânico, gravação, fotocópia, distribuição pela internet e outros), sem prévia autorização por escrito.

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