Título: NeuroArts Blueprint: Advancing the Science of Arts, Health, and Wellbeing (Apresentando a iniciativa NeuroArte: Desenvolvendo a Ciência da Artes, Saúde e Bem-Estar. )
Sugestão de referência: Browning, W.D., Ryan, C.O., Clancy, J.O. (2014). 14 Patterns of Biophilic Design. New York: Terrapin Bright Green llc.
Disponível em: https://neuroartsblueprint.org/
RESENHA
Estudos científicos confirmam cada vez mais o que os seres humanos em todas as culturas e ao longo do tempo já validaram: temos grande afinidade pelas artes. Além disso, as artes em todas as suas modalidades podem melhorar nossa saúde física e mental, ampliar nossa capacidade de prevenir, gerenciar ou se recuperar de desafios de doenças. Ademais, podem melhorar o desenvolvimento do cérebro em crianças, construir comunidades mais equitativas e promover o bem-estar por meio de vários sistemas biológicos.
A Neuroarte é o estudo transdisciplinar de como as artes e as experiências estéticas mudam de forma mensurável o corpo, o cérebro e o comportamento e como esse conhecimento é traduzido em práticas específicas que promovem a saúde e o bem-estar.
Tendo em vista esse panorama científico a iniciativa Blueprint foi lançada em 2019 a partir de uma parceria entre o Johns Hopkins International Arts, o Mind Lab Center for Applied Neuroaesthetics e o Programa de Saúde, Medicina e Sociedade do Instituto Aspen. A organização envolve líderes de várias áreas do conhecimento, bem como pessoas com experiência prática. Juntos, objetivam impulsionar a mudança de paradigma necessária para integrar plenamente as artes e as experiências estéticas em atividades que promoverão a saúde individual e coletiva em todo o planeta.
A partir disso foi produzido um roteiro inédito que pretende ampliar a atuação do campo das “neuroartes”. O roteiro foi lançado em dezembro de 2021, e mapeia os avanços na ciência do cérebro, identificando lacunas no conhecimento, política e financiamento, além de documentar práticas eficazes e replicáveis para criar as condições para um compromisso profundo com as neuroartes, em todo o seu poder transformador. A fase de implementação está em andamento para ampliar os componentes de pesquisa, treinamento e prática do campo.
O NeuroArts Blueprint está construindo uma comunidade de pesquisadores, praticantes de artes, artistas, detentores do conhecimento da comunidade e outros atores que entendem a importância de usar a arte como uma ferramenta baseada na ciência para promover nossa saúde e bem-estar coletivos. Assim, para realizar seu potencial, os organizadores apontam que as neuroartes devem se tornar um campo de pesquisa e prática, com caminhos educacionais e de treinamento, financiamento dedicado, políticas públicas de apoio ao setor público e privado, liderança eficaz, estratégias de comunicação bem elaboradas e capacidade de infraestrutura.
O relatório “NeuroArts Blueprint”na íntegra, bem como maiores informações sobre a iniciativa podem ser obtidos acessando o endereço https://neuroartsblueprint.org/blueprint-report/. Ademais a NeuroArq Academy – em seu espaço membership – irá disponibilizar outros textos baseados nessa iniciativa e nesse material.
Palavras-chave: arte, neurociência, saúde, bem-estar, arquitetura.
Autora da resenha: JABOINSKI, Juliana. 2021.
- Graduada em Psicologia.
- Desenvolveu pesquisas em neurociência básica de 2007 a 2017.
- Mestra em Psicologia com ênfase em neurociências pela UFRGS.
Observações importantes:
- Esse texto foi apreciado em janeiro de 2022, ele pretende ressaltar apenas pontos gerais do estudo realizado bem como suas principais conclusões. Para informações mais específicas sugere-se a leitura do estudo na íntegra.
- Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610, de 19.2.1998 pertencem exclusivamente à NEUROARQ® Academy. Proibida a reprodução, armazenamento ou transmissão de partes deste texto, através de quaisquer meios (eletrônico, mecânico, gravação, fotocópia, distribuição pela internet e outros), sem prévia autorização por escrito.