Título: Arquitetura de ambientes inteligentes para detecção e regulação de emoções.(Smart environment architecture for emotion detection and regulation)
Sugestão de referência: Fernández-Caballero, A., Martínez-Rodrigo, A., Pastor, J. M., Castillo, J. C., Lozano-Monasor, E., López, M. T., … & Fernández-Sotos, A. (2016). Smart environment architecture for emotion detection and regulation. Journal of biomedical informatics, 64, 55-73.
Disponível: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1532046416301289
RESENHA
O presente artigo introduz a ideia da arquitetura como uma ferramenta de detecção e de regulação das emoções, podendo essa ideia inovadora ser alcançada através de ambientes inteligentes que favoreçam a saúde emocional.
Em termos metodológicos a proposta do estudo é capturar o estado emocional de um sujeito através da análise de parâmetros fisiológicos, expressão facial e comportamento, tendo, assim, dados robustos para demonstrar como uma pessoa interage com o ambiente em diversos níveis. Para tanto foram adaptadas ao ambiente as melhores ações possíveis para favorecer a regulação das emoções objetivando a melhora do humor. Essas ações implementadas no ambiente foram aplicadas pensando nas melhores informações possíveis acerca da relação entre humor, música, luz e cor.
Ao longo do artigo os autores descrevem sua proposta em três domínios principais, a saber: detecção da emoção, regulação emocional, e controle do feedback emocional. Os pesquisadores explicam que a detecção da emoção funciona com os dados capturados do sujeito, enquanto a questão da regulação emocional é realizada através de diferentes possibilidades de peças musicais tocando no ambiente, bem como configurações de cor/luz. Já no quesito do controle do feedback emocional há a execução de um loop de controle de feedback para avaliar o efeito da regulação emocional sobre a detecção de emoções. Os autores ressaltam que estão testando diferentes tipos de intervenções para cada vez mais compreender o impacto do ambiente e sua arquitetura sobre as emoções, a regulação emocional e o bem-estar.
Palavras-chave: Ambiente inteligente, detecção da emoção, regulação emocional, ambiente saudável.
Autora da resenha: JABOINSKI, Juliana. 2021.
Graduada em Psicologia.
Desenvolveu pesquisas em neurociência básica de 2007 a 2017.
Mestra em Psicologia com ênfase em neurociências pela UFRGS.
Observações importantes:
Esse texto foi apreciado em julho de 2022, ele pretende ressaltar apenas pontos gerais do estudo realizado bem como suas principais conclusões. Para informações mais específicas sugere-se a leitura do estudo na íntegra.
Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610, de 19.2.1998 pertencem exclusivamente à NEUROARQ® Academy. Proibida a reprodução, armazenamento ou transmissão de partes deste texto, através de quaisquer meios (eletrônico, mecânico, gravação, fotocópia, distribuição pela internet e outros), sem prévia autorização por escrito.