Título: Neurociência do consumidor na prática: o impacto da atmosfera da loja no comportamento do consumidor.
Sugestão de referência: Berčík, J., Horská, E., Gálová, J., Margianti, E. S. (2016) “Consumer Neuroscience in Practice: The Impact of Store Atmosphere on Consumer Behavior”, Periodica Polytechnica Social and Management Sciences, 24(2), pp. 96–101.
Disponível: https://pp.bme.hu/so/article/view/8715
RESENHA
O campo de conhecimento chamado Neurociência do Consumidor tem sido uma importante ferramenta para a área de marketing, sobretudo no que tange às estratégias relacionadas ao estudo do comportamento de consumo. Assim, o objetivo da neurociência do consumidor (pesquisa em neuromarketing) é uma melhor compreensão dos princípios de tomada de decisão do cliente, bem como no que tange ao comportamento do consumidor. As metodologias utilizadas nessas pesquisas são a utilização de neuroimagem, métodos biométricos, análises psicológicas e neurobiológicas, o que garante um sólido corpo de evidências.
No processo de ajuste do ambiente de varejo, formado por componentes importantes que influenciam o consumo, a percepção desempenha um papel significativo apoiado por todos os cinco órgãos sensoriais. Um pré-requisito para um comportamento de compra adequado é a detecção da percepção dos sentidos do cliente é uma adaptação de visual no ambiente de varejo. Entre os recursos necessários para atrair a atenção e, em seguida, selecionar um produto, é a posição de o produto na prateleira, além da música, cores, iluminação e aromas que também afetam diretamente as emoções do consumidor
Ademais, os pesquisadores apontam que no varejo, com base no tipo de mercadoria comercializada é necessário ajustar a música (gênero, estilo, andamento e qualidade)para criar uma atmosfera agradável. Apontam que foram observadas mudanças no comportamento emocional do consumidor sob a influência da música. Ao testar o merchandising dos produtos nas gôndolas, descobriu-se que a maior atenção foi dada a um frasco separado sozinho na prateleira. A visão dos sujeitos de pesquisa se concentrou na prateleira quase vazia, que continha um único produto, este resultado interessante leva ao pode ser compreendido da seguinte forma: o fato de o produto estar sozinho gera uma impressão que é um produto excepcional e notável.
A disciplina científica da neurociência do consumidor (neuromarketing) apresenta, portanto, uma nova direção de pesquisa interdisciplinar que envolve correlatos biológicos e mecanismos aplicáveis em negócios e tomada de decisão econômica, seleção, estratégia e planejamento. Nesse sentido, o presente artigo tratou de apresentar um levantamento interdisciplinar do impacto de algumas variáveis no processo de tomada de decisão de consumo. Este artigo é muito importante para pensar, por exemplo, no projeto de espaços comerciais, e, para tanto, deve ser estudado na sua totalidade.
Palavras-chave: comportamento de consumo, espaços comerciais, emoções, tomada de decisão.
Autora da resenha: JABOINSKI, Juliana. 2022.
Graduada em Psicologia.
Desenvolveu pesquisas em neurociência básica de 2007 a 2017.
Mestra em Psicologia com ênfase em neurociências pela UFRGS.
Observações importantes:
Esse texto foi apreciado em outubro de 2022, ele pretende ressaltar apenas pontos gerais do estudo realizado bem como suas principais conclusões. Para informações mais específicas sugere-se a leitura do estudo na íntegra.
Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610, de 19.2.1998 pertencem exclusivamente à NEUROARQ® Academy. Proibida a reprodução, armazenamento ou transmissão de partes deste texto, através de quaisquer meios (eletrônico, mecânico, gravação, fotocópia, distribuição pela internet e outros), sem prévia autorização por escrito.